No setor de postos de combustíveis, revendedores de diferentes tamanhos buscam crescer e aumentar suas vendas a cada ano. Alguns optam por aprimorar suas estratégias de marketing para atrair mais clientes, enquanto outros procuram expandir seus negócios e ganhar mais espaço no mercado.
Como resultado, muitos proprietários de postos individuais decidem se unir e formar redes, com o objetivo de aumentar sua participação de mercado e melhorar suas vendas. No entanto, essa transição nem sempre é fácil, exigindo comprometimento da gestão e a utilização de recursos e ferramentas adequadas para lidar com uma demanda maior.
Caso esteja considerando ou já esteja envolvido nesse processo de transição, aqui estão 6 dicas para guiá-lo durante essa mudança.
Ao expandir seus negócios, novas demandas surgem e a complexidade das tarefas aumenta. Isso ocorre porque há mais clientes, mais funcionários e mais variáveis envolvidas na compra e venda de insumos.
Para ter sucesso em um novo modelo de atuação, é necessário ir além do conhecimento de gestão de combustível, que normalmente é o único produto vendido pelos postos individuais. Agora, é preciso gerenciar novos serviços, como troca de óleo e lavagem de carros, além de administrar a loja de conveniência e gerir diferentes fornecedores e prazos de validade.
Em outras palavras, o proprietário do posto individual precisa lidar com a gestão de vários produtos ao invés de apenas um, o que requer maior conhecimento em gestão e o uso de tecnologias para apoiá-lo nesse processo.
Contratar um administrador profissional para lidar com a gestão operacional pode ser uma solução para contornar problemas de gestão. Geralmente, os proprietários de postos individuais são responsáveis pela administração do negócio, o que pode resultar em dificuldades ao lidar com o aumento da demanda administrativa.
Ao transferir a gestão para um administrador com experiência em gerenciamento de grandes redes, há uma maior probabilidade de sucesso, melhorando a qualidade da gestão e administração de todas as unidades do negócio de forma centralizada. Isso resulta em um melhor desempenho do negócio e permite que o proprietário tenha mais tempo para pensar em estratégias de venda e marketing, por exemplo.
Para facilitar a gestão de um negócio em expansão, é possível contar com soluções tecnológicas que otimizam o trabalho do administrador. Ter um software eficiente é fundamental para integrar dados de vendas, estoque, financeiro e atendimento, permitindo uma gestão mais ágil e eficiente. É importante lembrar que essas soluções são úteis para qualquer porte de posto de combustível, independentemente da região que ele atende.
Em uma rede de postos, a precificação é mais complexa do que em um posto individual. É preciso considerar as diferenças de região, demanda e público-alvo e, além disso, é essencial monitorar o mercado e os preços praticados pela concorrência para se posicionar adequadamente em relação a eles. As estratégias de precificação devem levar em conta variáveis específicas de cada localidade, como o fluxo de pessoas e os horários de pico, e devem ser aplicadas em dias específicos da semana.
Outra medida essencial é fornecer treinamentos atualizados para os frentistas, de modo que todos compreendam o funcionamento do novo modelo de negócio. Como eles farão parte de uma rede que abrange uma única marca, o bom atendimento ao cliente deve ser uma prioridade.
A sugestão é realizar oficinas de integração e oferecer capacitação aos funcionários, incluindo a apresentação das novas ferramentas e tecnologias de gestão e atendimento que farão parte do trabalho na rede de postos. O objetivo é garantir que todos estejam cientes dos novos procedimentos e possam trabalhar de maneira eficiente.
Em seguida, é importante instruí-los sobre o uso de uniformes e equipamentos de segurança, como luvas de PVC, capacetes ou bonés, óculos de proteção, etc., durante o atendimento aos clientes. Além de proteger os funcionários, essa prática também transmite confiança aos consumidores em relação à rede de postos.
Ao ter uma rede de postos, o número de clientes aumenta, o que possibilita a ampliação do programa de fidelidade da marca. É importante criar estratégias que atendam diferentes públicos, como os motoristas que acumulam pontos a cada abastecimento e podem trocá-los por produtos e serviços diversos, além de serviços como troca de óleo, calibragem e lavagem.
Outra alternativa é criar um programa específico para atender as necessidades das frotas de empresas transportadoras, oferecendo compras de crédito para abastecimento com desconto e parcelamento sem juros. Isso ajuda a facilitar a vida dos motoristas e tornar mais ágil a operação logística das empresas.
Você gostou das sugestões apresentadas? Caso tenha interesse em aprimorar ainda mais a gestão do seu posto de gasolina, continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro das melhores práticas, independentemente do tipo de negócio que você possui!